segunda-feira, 15 de abril de 2013

Perdi o fio à meada - a Natureza reinventada

Se há coisa de que gosto é acessórios. Não que eu seja uma utilizadora voraz de acessórios. Não sou de hoje usar uns brincos e amanhã outros e com esta toilete vai esta peça e com aquela vai a outra. Sou de ondas. Quando gosto de uma peça uso-a até à exaustão. E depois vem a onda seguinte.  Mas adoro acessórios. Dos bons. Nem que seja para olhar, para ter, para manusear, para mostrar.
 
Se bem me lembro, conheci o trabalho da Vera ao mesmo tempo que conheci a loja Alma Lusa. A Vera apresenta-se com a marca "Perdi o fio à meada"e tem um blog onde mostra o seu trabalho e também o que lhe vai na alma.
 
Grande parte do trabalho da Vera consiste nos acessórios em croché. Ponto baixo. Simples mas trabalhoso. Ao longo do tempo, tem vindo a aplicar diversas outras técnicas e materiais. Junta-lhes a imaginação e o resultado são estas peças lindíssimas, super-delicadas, inspiradas nas formas da natureza.

   
Começou por fazer duas peças para uso próprio, com as quais acabou por se inscrever em 2004 num concurso através do evento "Cena d'Arte" e que lhe valeu uma menção honrosa na categoria de Joalharia Contemporânea.
 
Cresceu a vontade de comercializar as peças e apresentou o projecto à Alma Lusa. Logo no primeiro ano, foi um sucesso.
 
Nasceu o blog, participou em diversas feiras de artesanato urbano. Actualmente, podem adquirir-se as peças através destas lojas físicas e através das plataformas online activas: o blog, o Flikr e o Facebook.
 
Foi marcante para a Vera sua a participação no livro "The New Artisans", de Olivier Dupon. Não admira. Não o tenho mas fiquei a querê-lo...
 
Quando perguntei à Vera acerca do futuro, respondeu-me que não faz planos a longo prazo. Prefere ir tomando as decisões à medida dos acontecimentos. A sua única vontade é ir concretizando o que a imaginação ditar. Porque o que mais a fascina é o trabalho manual e a capacidade de, com apenas um fio e uma agulha (e uma boa dose de criatividade, digo eu), se poderem criar objectos (sublimes, na minha opinião).
 
Vera, obrigada por teres feito nascer o projecto "Perdi o fio à meada". É delicioso.
 
Fonte das imagens publicadas: blog "Perdi o fio à meada"

Sem comentários: